Tuesday, 3 February 2009

Ditadura da Ignorância

        Se há cena que me irrita é jornalismo desinformativo. Parece-me a mim que estes panascas destes jornalistas já se aperceberam que o lucrativo é manter o povo desinformado. Se esclarecerem tudo, não há mais para ler, portanto há que pôr as coisas bem claramente a contradizer-se para que as pessoas pensem que têm que ler mais sobre isto...no dia a seguir. E o que me diverte mais é ver depois as sondagens que fazem após a desinformação massiva. O que a generalidade delas quer dizer, na minha opinião, é que não há opinião. As pessoas não têm alternativa a fazerem juízos em premissas falsas e conclusões induzidas.

        Se alguém lhes diz que estão a ser irresponsáveis, põe logo o dedo na ferida e apelam à liberdade de expressão. Em primeiro lugar, acho que a liberdade de expressão foi criada para o cidadão e não para organismos que têm como dever informar o cidadão. Em segundo lugar, se querem exprimir, que exprimam alguma coisa...Que não se limitem a inventar estórias da carochinha ou teorias da conspiração só para vender jornais.

       Ainda por cima, e isto eu acho uma agravante muito significativa, o entretenimento substituiu a informação. Ao olhar para as notícias, está tudo mal....TUDO MAL! Não fazemos nada bem...A desgraça das pessoas, a morte de outras, corrupção, crise e , claro está, futebol. Certo é que nos dão o que mais vende....mas não haverá mesmo Mesmo MESMO (?!?!?) uma responsabilidade de alguém manter as pessoas informadas?

Não que eu queira saber tudo...mas quando quero é impossível filtrar.

Sem querer sem extremista, acho que esta ditadura de Ignorância deve ser combatida como qualquer ditadura, e partir das pessoas. Tem que haver revolta! Mais ressabiados! Mandar mails, fazer manifestações até, boicotes a jornais. Se não há para escrever, preencham com qualquer coisa, mas se há, que esteja tudo lá.

Acho que em Portugal, especificamente, temos um sério problema de não termos Pop Stars com relevância. Noutros países como os States ou o Reino Unido ao menos ainda promovem os escândalos das celebridades...Como cá não temos pop stars são políticos, advogados, dirigentes, bancários....venha o diabo e escolha.

No comments:

Post a Comment